Ginecomastia

O que é ginecomastia?

Ginecomastia é a presença do aumento da mama masculina, dando um aspecto de mama feminina. Geralmente ocorre durante a adolescência e é motivo de grande constrangimento, chegando a impedir o convívio social, pois as pessoas têm vergonha de tirar a camiseta em publico. O aumento da mama pode se dar pelo aumento do próprio tecido mamário masculino (ginecomastia verdadeira), pelo aumento da gordura na mama masculina (lipomastia) ou pela combinação de ambos.

O que causa ginecomastia?

Geralmente não há uma causa específica na adolecência, mas se ocorrer na vida adulta, devemos investigar a possibilidade de problemas no fígado ou no rim. Antes da cirurgia, são solicitados exames para determinar se existe uma causa à ginecomastia.

Como é feito o tratamento?

O tratamento, quando existe apenas aumento da glândula mamária, é feito com uma incisão (corte) na aréola com a remoção desse tecido, mas quando existe aumento da gordura associada é necessário a realização de uma lipoaspiraçao da região.

Como é o pós-operatório?

Paciente deve manter a ferida limpa e seca, evitar atividade física por 30 dias e usar uma malha compressiva por 60 dias (tipo faixa).

Quais as complicações?

Pode ocorrer seroma (acúmulo de líquido), hematoma (acúmulo de sangue), deiscência (abertura da ferida) e cicatriz inestética (quelóide).

Qual o tipo de anestesia?

Pode ser feita com geral, mas geralmente é realizada com anestesia local e sedação.

Preciso ficar internado?

Depende do caso. Existem pacientes que podem receber alta no mesmo dia, e outros que só no dia seguinte, de acordo com o tamanho da lipoaspiração realizada.

 

Powered by WordPress | Designed by: Dog Groomer | Thanks to Assistant Manager Jobs, Translation Jobs and New York Singles