Rinoplastia / Cirurgia de nariz


O que é Rinoplastia?

A rinoplastia ou plástica nasal tem a função de criar uma harmonia entre o nariz e a face, lembrando que existem muitas coisas a serem levadas em consideração, como raça ou grupo étnico do paciente.

Não existe como expressar a grande necessidade de uma avaliação funcional (respiração) do paciente antes da cirurgia, pois do que adianta ter um nariz lindo se você não pode respirar por ele?

Qual o tipo de anestesia para esta cirurgia?

A cirurgia é realizada sob anestesia geral.

Como é o pós-operatório?

O paciente acorda com um tampão nasal (gaze dentro do nariz), que é removido pela manhã. Faz uso de um pequeno curativo com gesso por 7 dias e após isso, por mais 7 dias, com esparadrapo antialérgico.

Devido a características anatômicas do próprio após a cirurgia, o local fica com equimose (roxo) e edema (inchado), que vai diminuir ao longo do tempo. O roxo perdura uma semana, mas o edema pode levar alguns meses até a completa resolução, mas a grande maioria desaparece no primeiro mês.

É verdade que é preciso quebrar o nariz durante a cirurgia?

Em alguns casos, a realização de fraturas controladas para obter os resultados desejados podem ser necessárias.

É possível escolher o nariz com que quero ficar?

Não. Existem inúmeros fatores a serem levados em consideração. Não adianta trazer uma foto de um nariz que você acha bonito, pois ele não pode não ter um resultado harmônico com sua face. É necessário estudar cada caso individualmente.

Quais são as complicações dessa cirurgia?

Podem ocorrer sangramentos, hematomas (acúmulo de sangue), infecções, discretas assimetrias ou irregularidades.

Quando posso voltar ao trabalho e malhar?

Se o paciente não tiver nenhum problema em usar um curativo, pode-se retornar com 10 dias ao trabalho, desde que este não envolva atividade física. Devem-se evitar atividades físicas por 30 dias e tomar sol por 60 dias.

A cirurgia deixa cicatriz visível?

Existem duas técnicas de cirurgia. A primeira, onde a cicatriz fica dentro do nariz (endonasal), mas apesar de essa técnica não deixar cicatriz visível, ela tem usos limitados. A segunda é a técnica (exorinoplastia), onde grande parte da cicatriz fica na parte de dentro do nariz, mas uma pequena parte fica na região inferior do nariz, e é quase imperceptível depois. Esta técnica é mais indicada, hoje, para reestruturação nasal.

Vou respirar melhor após a cirurgia?

Alguns problemas da respiração podem ser abordados e tratados pelo próprio cirurgião plástico durante a rinoplastia, mas pode ser necessário a presença de um otorinolaringologista, se existir uma alteração mais séria. Como já falado, a função é tão importante quanto a parte estética do paciente.

Preciso ficar internado?

Sim, geralmente o paciente interna no dia da cirurgia e tem alta no dia seguinte.

Quanto tempo para obter o resultado final?

O nariz tem uma recuperação bem lenta, grande parte do resultado pode ser observado após o primeiro mês, mas o resultado final leva de 6 meses a um 1 ano.

 

Powered by WordPress | Designed by: Dog Groomer | Thanks to Assistant Manager Jobs, Translation Jobs and New York Singles