Por que operar?
Quando um paciente perde grande volume de peso, seja por dieta ou após cirurgia bariátrica, forma-se um grande excesso de pele no corpo, em especial na região do abdômen, levando a queda da pele do abdômen sobre o púbis (“abdômen em avental”). Mas esse excesso pode ser observado também na coxa, braço, mama e inclusive a face.
As cirurgias pós-bariátricas não são utilizadas para auxiliar a perda de peso, e sim para melhorar o contorno corporal.
Quando posso operar?
A cirurgia só deve ser realizada quando o peso for estabilizado, pois, se a perda de peso continuar, comprometerá o resultado da cirurgia. Além disso, é muito importante a realização dos exames pré-operatórios e do risco cirúrgico.
Quais são as cirurgias que podem ser feitas?
Para o excesso de pele abdominal é feita a abdominoplastia, mas neste procedimento, além da cicatriz na região inferior do abdômen pode ser necessário uma incisão na região central do abdômen para tratar o excesso de pele da lateral.
Para o excesso de pele da mama é feita a mamoplastia, mas, caso haja o desejo de recuperar o volume da mama, é necessário o uso de uma prótese de silicone.
A braquioplastia é a cirurgia utilizada para remover o excesso de pele nos braços e o lifting de coxa é para a região da coxa.
Qual o tipo de anestesia?
Para o abdômen e a coxa, a anestesia peridural pode ser utilizada mas, para as outras modalidades a anestesia geral mais indicada.
Quanto tempo de internação?
Em todas as cirurgias o paciente é internado no dia da cirurgia e tem alta no dia seguinte.
As cicatrizes são visíveis?
Como as perdas de peso desses pacientes são enormes, chegando alguns pacientes a perderem mais de 100 quilos, os excessos de pele são grandes, e faz-se necessário realizar grandes cicatrizes, mas sempre tentamos colocá-las em locais mais discretos.
Como é o pós-operatório?
O paciente deve manter a ferida limpa e seca, devendo usar uma malha compressiva apropriada para cada tipo de cirurgia sobre a região por 60 dias. Nos primeiros 30 dias, de dia e à noite e nos 30 dias seguintes ou de dia ou de noite.
Não deve praticar atividade física por 60 dias e não pegar sol pelo mesmo período.
Quais as complicações?
Podem ocorrer hematomas (acúmulo de sangue), equimose (roxo), seroma (acúmulo de líquido), cicatriz inestética (quelóide), sofrimento da pele (necrose) e discretas assimetrias.
Pode ser feita mais de uma região de cada vez?
Em alguns casos pode sim ter associação, mas isso deve ser visto caso a caso. Não podemos aumentar muito o risco da paciente tentando fazer múltiplas cirurgias ao mesmo tempo.