Qual a diferença entre redução de mama e lifting de mama?
Na redução de mama, geralmente as pacientes apresentam mamas muito grandes (hipertróficas), o que causam alguns tipos de problemas, em especial, dores de coluna. O tratamento seria a redução da mama, ou seja, tornando-as menores e mais leves.
Já as pacientes que querem o lifiting de mama, são pacientes que, após a amamentação ou mesmo com a idade, tiveram uma perda da sustentação da mama, causando a ptose (queda da mama). Estas pacientes, desejam suspender (elevar) as mamas sem diminuir seu tamanho mas, algumas pacientes, além de perderem sustentação, também perdem volume; Para conseguir repor volume, é necessário o uso de uma prótese de silicone.
Como fica a cicatriz?
A cicatriz vai variar de acorodo com o excesso de pele e redução de volume desejada. Muito raramente pode ser feita apenas por uma cicatriz periareolar (circular, em volta da aréola) e poucas vezes pode ser feita a cicatriz em L, mas o mais comum é a cicatriz em forma de T invertido .
Qual o tipo de anestesia utilizada?
Normalmente, utliza-se a anestesia geral mas, em alguns casos seletos, pode ser feita com anestesia local com sedação.
Quanto tempo de internação?
Paciente opera em um dia e tem alta no dia seguinte.
Quais os cuidados pós-operatórios?
Paciente deve manter a ferida operatória limpa, evitar elevar os braços acima do ombro por 30 dias e praticar esportes por 60 dias. Também deve ser usado o sutiã pós-operatório por 30 dias de dia à noite e mais 30 dias somente à noite.
Quais são as complicações?
Podem ocorrer hematomas, seromas (acúmulo de líquido), deiscência (abertura da ferida), cicatriz inestética (quelóide) e mais raramente sofrimento da pele da incisão (necrose). Temos que lembrar que a mama direta e esquerda de qualquer paciente não são idênticas e, por isso mesmo, após a cirurgia, haverá pequena diferenças (assimetrias).
Terei algum problema com a amamentação após a cirurgia?
Pacientes que realizam a mamoplastia redutora podem em alguns casos apresentar alguma dificuldade para amamentar após a cirurgia. A forma da mama operada vai sofrer as mesmas alterações da mama não operada durante a gestação, por isso é importante controlar o ganho de peso neste período.